Para Ti

 

Género

Poesia

Editora

Editora Kreamus

Lançamento

2014

Poemas sobre Amor e Desamor

É o primeiro livro de poesia de João Morgado. Reúne "poemas escritos ao longo de vários anos, versos intimistas que falam na dor de quem ama e de quem perde, dos sentimentos que prendem e libertam".

A obra foi apresentada pelo professor da UBI e também escritor, Gabriel Magalhães, que considerou alguns "poemas conversados na linha de Álvaro de Campos, na linha de Caeiro".

João Morgado sempre se afirmou como "o poeta que não acredita no amo"” – mas agora escreve poemas de amor? "O amor não é um sentimento primário como o desejo, que está na base de qualquer relação. O amor é uma fórmula que reúne vários sentimentos, e cada pessoa tem a sua própria fórmula. Estes poemas não são de puro romantismo, mas antes erotizados…".

"E o desejo? perguntas - Como se despe?
- Quando o meu corpo por dentro
se despir dentro do teu corpo..."

Um desejo que é uma dor. Pois segundo o autor "Dói quando se ama. Dói quando se apaga a chama". A temática está assim centrada no "amor e desamor". Para João Morgado, poesia é mais que o juntar de palavras bonitas, cada poema deve ser uma mensagem, por mais simples que seja, por vezes bastam quatro versos:

!Tenho o mar dentro de um barco;
É meu, só meu, a ninguém o dou;
Só não sei por onde viajar com ele;
neste deserto em que o barco encalhou!"

TagsPara Ti Poesia Amor Desamor

Outras Colectâneas de Poesia