Índias

 

Género

Romance Histórico

Editora

Clube do Autor

Lançamento

2016

Prémios

Prémio Literário António Alçada Baptista

Excerto

Ler

Booktrailer

Ver

Críticas

Ler

Vasco da Gama, o Herói Imperfeito da História de Portugal.

Pêro da Covilhã rumou às Índias por terra, mas não regressou. Vasco da Gama chegou até lá por mar e regressou para receber todas as mordomias. D. Manuel I determinou que este seria então o capitão-mor de todas as armadas que partissem do reino em direcção às Índias. Porém, logo na primeira armada, a maior, a mais lustrosa, o seu nome foi afastado e a glória coube a Pedro Álvares Cabral. Porquê?

Porque era odiado pela Igreja, pelos nobres, pelos comerciantes, pela Ordem Militar da Cruz Cristo e pela Ordem de Santiago? Porque era odiado por todos e tinha a admiração de D. Manuel I? Para encontrar a resposta que os livros de história esqueceram, vamos revisitar a vida de Vasco da Gama, a sua personalidade, as suas relações, os seus ódios e a sua ligação ao rei D. Manuel I. É sabido que a história dos homens e dos povos é pó solto em vendaval, leva por isso muita reviravolta. Como pôde um homem tão cruel ser endeusado por Camões n`Os Lusíadas e ganhar o estatuto de figura cimeira dos Descobrimentos Portugueses?

Vasco da Gama ousou enfrentar a mais longa viagem oceânica do seu tempo e abriu o cofre das especiarias para o reino de Portugal. Não olhava a meios para atingir os fins, o que lhe valeu o ódio de muitos, mas conquistou a admiração do rei e as glórias do reino. Este livro revisita as suas viagens às Índias e redescobre uma nova face deste herói dos Descobrimentos, o seu lado negro das ambições, das vinganças, das matanças. Poderemos julgar um homem à distância de quinhentos anos?

O que esconde o grande herói do tempo dos Descobrimentos?
Porque era odiado por todos e tinha a admiração de D. Manuel I?
Como era o quotidiano lisboeta no alvor do Renascimento?
Como era a vida nas naus?
Como é que os portugueses lidaram com as novas civilizações?
Qual é a estratégia para conquistar as Índias?

TagsÍndias Romance Histórico Vasco da Gama Herói

Outros Romances